Nova área de concentração do PPGICH: África e suas diásporas

11/09/2018 15:23

O Colegiado Pleno do PPGICH, reunido em 03 de agosto, aprovou por unanimidade o parecer da profa. Luzinete Simões favorável a criação da área de concentração “ÁFRICA E SUAS DIÁSPORAS” que conta com uma equipe formada por nove pesquisadores/as da UFSC, liderados/as pela profa. Ilka Boaventura Leite. Fazem parte da equipe professores/as vinculados/as a sete Programas de Pós Graduação sediados em três Centros da UFSC (CFH, CCE e CED): Ilka Boaventura Leite (PPGAS), Beatriz Gallotti Mamigonian (PPGH), Silvio Marcus de Souza Correa (PPGH), Henrique Espada Lima (PPGH),  Simone Pereira Schmidt (PPGLit), Amurabi Oliveira (PPGSP e PPGE) e Joana Célia dos Passos (PPGE).

A nova área objetiva compreender os estudos interdisciplinares sobre África e suas diásporas, englobando questões relativas às formações sociopolíticas, identitárias e culturais em distintos contextos locais, nacionais e transnacionais, bem como os processos e produtos coloniais e pós-coloniais a partir de uma perspectiva dinâmica e integrada.

Serão duas as linhas de investigação 1) Processos políticos coloniais e pós-coloniais: Estudos da colonialidade e da pós-colonialidade com ênfase nos processos emancipatórios e de reconhecimentos relacionados a cidadania, trabalho, justiça e direitos. 2)Produções sócio-culturais e artísticas: Estudos sobre as relações dialógicas entre línguas, vozes sociais, narrativas e discursos, manifestações artísticas e culturais. Educação, pensamento social e produções intelectuais.

A concepção epistemológica da nova área – descolonizadora, desracializada, interdisciplinar e interseccional – se desenvolve vinculada a seis Núcleos e Grupos de Pesquisa. A nova área já irá compor o edital de seleção 2019 – que esse ano terá sua data antecipada para dezembro.