Estudo de Gênero

2ª) Área Estudos de Gênero (EGE) –

Ementa: Estudos interdisciplinares dos discursos, histórica, social e culturalmente constituídos, sobre as diferenças sexuais – estudos de gênero. Desenvolve temáticas como política, sexualidade, saúde, direitos reprodutivos, trabalho, família gerações, violência doméstica, comunicação, homossexualidade, identidade, subjetividade. Integra os núcleos de estudos de gênero dos diferentes departamentos e cursos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no exercício da interdisciplinaridade, com objetivo de incentivar pesquisas e constituir-se em canal de difusão dos trabalhos desenvolvidos na área.

Docentes vinculados a EGE:

Carmen Silvia Rial; Cristina Scheibe Wolff; Joana Maria Pedro; Luzinete Simões; Miriam Pillar Grossi;  Mara Coelho de Souza Lago; Monica Salomón; Teresa Kleba Lisboa.

Linhas de Pesquisa da área EGE:

 

a) Epistemologia dos Estudos Interdisciplinares de Gênero (EEIG)

Ementa: O lugar do gênero nos campos disciplinares das Ciências Humanas (Antropologia, Psicologia, História e Sociologia). Os estudos de gênero como campo interdisciplinar. Feminismo e cosmopolítica.

b) Gênero e suas inter-relações com geração, etnia, classe (GIRGEC)

Ementa: Estudos das relações de gênero e Sexualidade em suas múltiplas interfaces com outros marcadores de diferenças sociais, como classe, etnia e geração. Comunicação, mídia e arte e suas relações com imaginação, imaginário e estereótipos. Estudos de gênero frente às questões de trabalho, tecnologia e consumo. A constituição de subjetividades nas inter-relações sociais. Homossexualidades, heterossexualidades, conjugalidades, feminilidades, masculinidades, paternidades e maternidades. Saúde reprodutiva e as interfaces entre as ciências sociais e as ciências da saúde. As relações de gênero nos movimentos sociais, rurais e urbanos.