Defesa de tese

Defesa de tese 

Elaborada a tese e cumpridas as demais exigências para a realização da defesa, o trabalho de conclusão de curso deverá ser defendido em sessão pública, perante uma banca examinadora. São exigências para a realização da defesa: ter sido aprovado na banca de defesa de Qualificação;  ter apresentado comprovante de proficiência em duas línguas estrangeiras; ter cumprido 48 créditos em disciplinas, sendo 18 créditos em disciplinas obrigatórias, ter realizado estágio de docência em dois semestres (se bolsista).

A banca de doutorado será constituída por, no mínimo, três membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo à UFSC. Para a garantia do número mínimo de avaliadores, o requerimento de banca encaminhado ao Colegiado Delegado deve prever membros suplentes internos e externos.

Cabe ao doutorando e ao seu orientador o envio do Requerimento-Banca-Defesa-de-Tese (abrir em navegador diferente do Google Chrome ou em “nova janela anônima”) para aprovação no colegiado com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data da defesa. Caso seja necessária a solicitação de passagem e diárias, o formulário específico  Solicitação de passagens e diárias também deve ser encaminhado, assim como o Formulário Prof. externo, com os dados para registro e solicitação da compra.

Uma vez aprovada a banca, o doutorando deve entrar em contato direto com os membros avaliadores para o envio da tese.

Nos casos em que houver alteração no título do trabalho depois do Requerimento de Banca ter sido aprovado, ou mesmo no dia da defesa, o aluno deve informar imediatamente a secretaria do Programa para confecção de nova documentação.

Participação por meio de videoconferência

O estudante, o presidente e os membros da banca examinadora poderão participar por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real, sendo obrigatório o envio de parecer por escrito para esses participantes. O documento, além de enviado para a presidência da banca, deve ser arquivado pela coordenação juntamente com a ata da defesa. O parecer emitido por cada um dos membros externos que participam da defesa à distância consiste em um documento escrito com um resumo da sua avaliação da tese.

Em caso de participação por videoconferência, deve-se registrar essa situação do lado do nome, na folha de aprovação, e a mesma deverá ser enviada ao membro da banca examinadora para assinatura.

Em caso de impossibilidade da assinatura, será permitido que o coordenador do Programa assine no local destinado à assinatura do participante por videoconferência, sendo necessária a inclusão de carimbo com nome e cargo de coordenador ao lado da assinatura.

A decisão da banca examinadora de trabalho de conclusão será tomada pela maioria de seus membros, podendo o resultado da sessão de defesa ser:

I – aprovado; ou

II – reprovado.

A versão definitiva do trabalho de conclusão de curso, levando em consideração as recomendações da banca examinadora, deverá ser depositada na Biblioteca Universitária da UFSC em até 90 (noventa) dias após a data da defesa.

Fará jus ao título de Doutor/a o/a discente que satisfizer, nos prazos previstos, as exigências da Resolução Normativa nº 154/CUN/2021 e do regimento do Programa.

A versão final entregue na Biblioteca deve ser de acordo com as seguintes orientações: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

Desde 01/08/2019, com a publicação da Resolução normativa nº 46/2019/CPG , as teses e dissertações devem obedecer o formato A4, conforme orientações disponibilizadas abaixo:

Template para teses  (formato .docx)