Defesa de tese

Defesa de tese 

Elaborada a tese e cumpridas, as demais exigências para a realização da defesa, o trabalho de conclusão de curso deverá ser defendido em sessão pública, perante uma banca examinadora. São exigências para a realização da defesa: Ter sido aprovado na banca de defesa de Qualificação;  Ter apresentado comprovante de proficiência em duas línguas estrangeiras; Ter cumprido 48 créditos em disciplinas, sendo 18 créditos em disciplinas obrigatórias, ter realizado estágio de docência em dois semestres, se bolsista.

A banca examinadora deve ser composta por no mínimo três membros examinadores titulares, além do presidente da banca (orientador/a), sendo que dos três, um deve ser externo à Universidade. Para a garantia do número mínimo de avaliadores, o requerimento de banca encaminhado ao Colegiado Delegado deve prever membros suplentes internos e externos.

Cabe ao doutorando e ao seu orientador o envio do “Requerimento de Banca Examinadora de Tese para aprovação no colegiado com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data da defesa. Caso seja necessária a solicitação de passagem e diárias, o formulário específico  Solicitação de passagens e diárias também deve ser encaminhado, assim como o Formulário de professor externo, com os dados para registro e solicitação da compra.

Uma vez aprovada a banca, o doutorando deve entrar em contato direto com os membros avaliadores para a entrega da tese. Um dia antes da defesa, a secretaria deverá ser contactada para retirada da documentação da defesa: ata da defesa, folha de aprovação, declarações, check list do diploma.

Nos casos em que houver alteração no título do trabalho depois do Requerimento de Banca ter sido aprovado, ou mesmo no dia da defesa, o aluno deve informar imediatamente a secretaria do Programa para confecção de nova documentação.

Participação por meio de videoconferência

Membros da banca examinadora poderão participar por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real, sendo obrigatório o envio de parecer por escrito para esses participantes. O documento, além de enviado para a presidência da banca, deve ser arquivado pela coordenação juntamente com a ata da defesa. O parecer emitido por cada um dos membros externos que participam da defesa à distância consiste em um documento escrito com um resumo da sua avaliação da tese.

Em caso de participação por videoconferência, deve-se registrar essa situação do lado do nome, na folha de aprovação, e a mesma deverá ser enviada ao membro da banca examinadora para assinatura.

Em caso de impossibilidade da assinatura, será permitido que o coordenador do Programa assine no local destinado à assinatura do participante por videoconferência, sendo necessária a inclusão de carimbo com nome e cargo de coordenador ao lado da assinatura.

Entrega da versão final 

A decisão da banca examinadora será tomada pela maioria de seus membros, podendo o resultado da defesa ser:

I. Aprovada a arguição e a versão do trabalho final para defesa sem alterações = 30 dias para entrega da versão final.

II. Aprovada a arguição com modificações de aperfeiçoamento na versão final do trabalho apresentado na defesa = 60  dias para entrega da versão final.

III. Aprovada a arguição, condicionando à aprovação da defesa as modificações substanciais na versão do trabalho final = 90 dias para entrega da versão final ao orientador + 30 dias para impressão e entrega da versão final na Biblioteca Universitária.

IV. Reprovado, na arguição e/ou no trabalho escrito.

Nos casos II e III é necessário entregar na secretaria um parecer do orientador, atestando que o estudante fez as alterações sugeridas pela banca e está apto a entregar a versão definitiva.

A versão final entregue na Biblioteca deve ter todas as assinaturas originais, conforme PORTARIA NORMATIVA N 1/2018/PROPG