Perguntas Frequentes

1) Quando vai abrir edital de seleção?

O processo seletivo acontece uma vez por ano e o edital é publicado entre a segunda quinzena de novembro e a primeira semana de dezembro. As provas são em fevereiro e o início do curso é em março, de acordo com cada edital. O provável candidato deve acessar regularmente o site para que possa conferir a publicação do edital e as regras do processo seletivo.

2) Como faço para me matricular como aluno isolado?

Caso não seja aluno regular do Programa, o aluno poderá se inscrever nessa modalidade. Para tanto deverá acessar o site, ver as disciplinas disponíveis no semestre, escolher a que lhe interessa, procurar o professor responsável e pedir autorização. Se for autorizado, realizar matrícula dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico por e-mail, enviando CPF e RG, diploma de graduação ou mestrado, ficha de inscrição (disponível do site). A matrícula está condicionada a existência de vagas. Não é necessário entregar nenhum documento em papel na secretaria. O Programa não aceita matrículas isoladas em disciplinas obrigatórias.

3) Sou aluno regular. Como faço para me matricular em uma disciplina de outro programa?

Você deve pedir autorização ao professor responsável pela disciplina e encaminhar junto com um pedido por e-mail. Não é necessário entregar nenhum documento em papel na secretaria.

4) Sou aluno regular de outra Pós-Graduação da UFSC. Posso cursar disciplinas neste Programa?

Sim. Você só precisa conversar com o professor responsável para que autorize. Depois disso faz matrícula em seu próprio Programa. Cada aluno só faz matrícula com a secretaria de seu Programa, sempre.

5) Não vou fazer nenhuma disciplina esse semestre. Preciso me matricular?

Sim. O aluno sempre precisa se matricular para manter o vínculo com a Universidade. Se não for fazer disciplina, matricula-se em “Elaboração de tese”. Isso é válido inclusive para alunos que estão em outra instituição cursando o Estágio Sanduiche.

6) Estou em prorrogação e vou defender muito em breve. Preciso me matricular?

Sim. O aluno sempre precisa se matricular para manter o vínculo com a Universidade. Se não for fazer disciplina, matricula-se em “Elaboração de tese”.

7)Estou fora do país em doutorado sanduiche. Precisa me matricular?

Sim. O aluno sempre precisa se matricular para manter o vínculo com a Universidade.

8) Como faço matricula no estágio de docência?

Estágio de docência é uma disciplina diferente das outras, por isso a matrícula não é online pelo CAPG. Você deve entregar na secretaria, para ser aprovado pelo colegiado: 1. Formulário de pedido de Estágio de Docência 2. Plano de ensino completo da disciplina de graduação em questão 3. Plano de trabalho do Doutorando na disciplina de graduação, especificando o número de horas-aula sob sua responsabilidade. O requerimento deve ser entregue na secretaria no inicio do semestre da realização do estágio.

9) Sou obrigado a fazer Estágio de docência?

O estágio é obrigatório somente para doutorandos com bolsa da CAPES.

10) Como recebo conceito em Estágio de docência?

Após a realização das atividades, o aluno entrega à secretaria um relatório com assinatura e conceito do professor supervisor, que é o responsável pela disciplina que ele estagiou.

11) Posso validar disciplinas do mestrado?

Sim. O aluno de doutorado poderá pedir a validação de até 16 créditos cursados no mestrado ou doutorado anterior, desde que cursadas no máximo há 5 anos, a critério do Colegiado Delegado e ouvido o orientador. Para pedir a validação, o aluno deve entregar o requerimento preenchido e assinado pelo requerente e pelo orientador. A soma dos créditos das disciplinas solicitadas não pode ultrapassar 16. Além disso, o aluno deve anexar o histórico escolar ou outra comprovação oficial de que cursou as disciplinas e as ementas ou programas de disciplinas. Outras disciplinas cursadas anteriormente a entrada do aluno no Programa de doutorado seguem estes mesmos critérios, e somadas com as do mestrado não podem ultrapassar 16 créditos.

12) Qual o prazo para entrega de proficiência? Como entregar?

A proficiência em inglês é obrigatória e deve ser entregue no ato da primeira matrícula. A segunda proficiência pode ser entregue em até 12 meses após a entrada no Programa. A entrega pode ser feita por e-mail para  secretaria ou em cópia de papel, porém não aceitamos nenhum documento original.

13) Quando tenho que qualificar?

O Exame de Qualificação deverá ser realizado até o quinto semestre após o ingresso no Programa.

14) Porque não tenho conceito ainda?

Os professores tem o prazo de até o final do semestre subsequente ao semestre da disciplina para encaminhar o conceito à secretaria. Assim que o professor encaminha a lista de frequência, o conceito é registrado, logo, se você ainda não tem conceito, é muito provável que o professor ainda não tenha encaminhado a lista. Caso seus colegas tenham recebido e você não, entre em contato com a secretaria ou com o professor para esclarecer o que houve.

15)Quando devo entregar o relatório anual? É obrigatório para todos os alunos?

O relatório anual é obrigatório para os alunos que recebem bolsa da CAPES. A entrega deve ser até a matrícula do primeiro semestre do ano, em março.