Validação de créditos

Disciplinas cursadas no mestrado 

De acordo com o Regimento do Programa, o aluno de doutorado poderá pedir a validação de até 16 créditos cursados no mestrado ou doutorado anterior, desde que cursadas no máximo há 15 anos, a critério do Colegiado Delegado e ouvido o orientador.

Para pedir a validação, o aluno deve entregar a solicitação de validação de créditos do Mestrado preenchido e assinado pelo requerente e pelo orientador. A soma dos créditos das disciplinas solicitadas não pode ultrapassar 16. Além disso, o aluno deve anexar o histórico escolar ou outra comprovação oficial de que cursou as disciplinas e as ementas ou programas de disciplinas.

Disciplinas cursadas em outras universidades

O aluno poderá pedir a validação de até 4 créditos cursados em outra universidade, durante o período de realização do doutorado na UFSC. Para isso deve ter, antes de se matricular em outra instituição, a anuência do orientador. Só serão aceitas validações de disciplinas cursadas em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pelas CAPES.

Para pedir a validação, o aluno deve entregar a solicitação de validação de disciplinas de outras instituições preenchido e assinado pelo requerente e pelo orientador. Além disso, o aluno deve anexar o histórico escolar ou outra comprovação oficial de que cursou as disciplinas e as ementas ou programas de disciplinas.

* Os alunos que cursarem disciplina fora do Programa Interdisciplinar, porém na própria UFSC, não precisam pedir validação, mas também devem respeitar o limite de 04 créditos. Nesse caso devem realizar matrícula dentro do calendário acadêmico, vejam o menu “matrícula”.