Condição Humana e Saúde na Modernidade

Área dedicada ao estudo dos diversos aspectos da condição humana contemporânea, dando relevo tanto a questões teóricas como a questões específicas sobre a ação e organização social, grupal e individual no mundo hodierno. Busca-se esclarecer e compreender os fenômenos complexos subjacentes aos grandes dilemas da Humanidade nos tempos modernos, enfocando tanto a globalização e suas influências sobre a técnica e o trabalho, quanto as representações grupais e individuais resultantes das mudanças socioculturais em curso.

LINHAS DE PESQUISA

a) Modernidade e Globalização: Análise das mudanças políticas, sociais e técnicas da sociedade contemporânea, de um ponto de vista interdisciplinar. Análise dos processos de globalização e das relações internacionais, em sentido amplo, quanto das transformações da condição humana frente à ciência e à técnica modernas. Os novos alicerces para compreender e acompanhar as trajetórias da modernidade e das inovações tecnológicas, seus impactos nos atores políticos e suas possíveis conseqüências sociais, econômicas e ambientais. O imaginário e o simbólico nas várias manifestações artísticas (literatura, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, música, arte eletrônica, arquitetura e esoterismo).

b) Evolução das Ciências da Vida e da Saúde: Análise da evolução teórica das ciências biológicas e biomédicas assim como dos diversos contextos culturais, ideológicos e institucionais nos quais elas se desenvolveram e se aplicaram em interação com outras práticas. Estudos sobre a história da medicina e do pensamento médico em geral. Análise da evolução e constituição das profissões e das instituições da área da saúde e de outras áreas assistenciais a elas vinculadas.