Informamos que em função de um imprevisto, a nova mediadora deste primeiro encontro será a Dra. Teresa Kleba Lisboa.
Diante dos ataques e das violências de gênero, em suas diferentes manifestações e por diversos meios nos últimos anos no Brasil e em outros lugares do mundo, faz-se primordial a interlocução com a sociedade sobre a produção de conhecimento referente aos estudos de gênero e sexualidades. Como argumenta Judith Butler em Quem tem medo do gênero?, o “fantasma do gênero” persiste porque muitas pessoas desconhecem o tema e apenas reproduzem discursos excludentes de extrema-direita, como a suposta “ideologia de gênero”. Discursos esses que estão interessados em manter relações assimétricas de poder e excluir corpos dissidentes.
Com isso em mente, este é o primeiro encontro de um projeto de extensão interdisciplinar que busca dialogar com diferentes atores da sociedade civil e outras comunidades, fortalecendo alianças para contribuir com redes de resistência contra o “fantasma do gênero”. As discussões, baseadas nas ciências humanas e sociais, abordam políticas sociais, direitos humanos e justiça social, criando possibilidades para uma sociedade mais inclusiva em seus aspectos políticos, sociais e humanos.
Convidamos todas as pessoas a participar desse encontro e somar esforços nessas discussões. Dia 07/04, das 18:30h às 20h, no auditório do bloco F – CFH – da UFSC. Vem com a gente!
*haverá emissão de certificados