O II Simpósio Internacional Jürgen Habermas

27/04/2023 09:16

O II Simpósio Internacional Jürgen Habermas tem como finalidade estudar o tema Esfera pública: mudanças e perspectivas no pensamento de Jürgen Habermas, um dos mais importantes representantes do pensamento crítico contemporâneo.
Em 1962 Habermas publicou Mudança estrutural da esfera pública. Ele voltou ao tema quase trinta anos depois, escrevendo um longo prefácio à edição de 1990. Neste ano de 2022, a exatos sessenta anos depois, surge Ein neuer Strukturwandel der Öffentlichkeit und die deliberative Politik, o que indica a centralidade do tema para a obra do autor. Neste último texto, Habermas sustenta que os novos meios de comunicação via internet conduzem a uma comunicação semipública, fragmentada, o que distorce [deformiert] a percepção da esfera pública política, com isso, um importante pré-requisito [Voraussetzung] subjetivo do modo deliberativo de formação da opinião e da tomada de decisão é ameaçado [gefährdet] para uma proporção crescente de cidadãos. Questões como essa podem ser radicalizadas no sentido da negativa de haver opinião pública, como defende Bourdieu.
O II Simpósio Internacional Jürgen Habermas convida pesquisadores/as e estudiosos/as a apresentarem trabalhos com suas pesquisas sobre essa temática. Outros temas sobre a filosofia de Habermas também serão bem-vindos.
O evento contará com pesquisadores da América Latina e da Europa.

Realização

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV/UFPB

https://simposiojurgenhabermas.com/