Disciplina concentrada “Corpo, Gênero e Sexualidade”

05/09/2023 12:33

As matriculas serão online por email nos dias 16 a 19 de outubro * (data corrigida)

O programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) apresenta a disciplina concentrada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, que tem como objetivo pensar os estudos de gênero em África – Moçambique. Apresentada pela professora visitante Esmeralda Celeste Mariano, as aulas serão ministradas nos dias 23, 25, 27 e 30 de outubro de 2023, das 9h às 13h (sala de usos múltiplos da secretaria da Direção do CFH, Bl. E anexo, 1º andar).

A atividade é vinculada ao Programa Internacionalização  PRINT CAPES UFSC Práticas Culturais, Direitos Humanos e Educação: violências, gênero, diversidades, que promove o intercâmbio e entre docentes da UFSC e de Universidades do exterior, e que possibilita ampliar a cooperação Sul-Sul e o  diálogo com os estudantes da pós-graduação.

Os quatro encontros visam fomentar a discussão, a partir de embasamento teórico e audiovisual, de temas como: “Pesquisar em “África” e em  Moçambique: estudos de género”; “Antropologia do Corpo e da Violência”; “Sexualidade e práticas de modificação genital feminina” e “Re-pensar o desenvolvimento, o  sentido de “ajuda” e as alternativas”, entre outros.

Esmeralda Celeste Mariano é Professora Associada na área de Antropologia Social e Cultural. na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)  da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) desde 2005. Suas áreas de atuação na docência, investigação e extensão incidem sobre as relações e dinâmicas de género, conceitualizações do corpo e sexualidade. No campo dos cuidados de saúde, seu enfoque incide principalmente sobre a saúde sexual e direitos reprodutivos, as múltiplas formas de violência estruturais e os sentidos e a qualidade de vida,  olhando para as assimetrias em contextos de desenvolvimento social, humano e  econômico. Mariano tem afinidades com as demais áreas das ciências biológicas, da ecologia, biomedicina, da psicologia e da educação, através das quais explora as  problemáticas contemporâneas, concebendo, acompanhando e avaliando projetos acadêmicos e de desenvolvimento social, numa perspectiva inter e multidisciplinar.

A pesquisadora também colabora com várias instituições de ensino superior a nível internacional, tais como: a Universidade de São Paulo (Brasil), a Universidade de Turim (Itália) e a  Universidade de Uppsala (Suécia).

Coordena na UEM, o programa de  mobilidade institucional (field school) para estudantes e docentes da pós-graduação,  sob a direção do Instituto de Pesquisa Antropológica em África (IARA), da Universidade Católica de Leuven (KULeuven) da Bélgica, envolvendo as  Universidades parceiras de Arba Minch, Etiópia; de Cape Town, África do Sul,  financiado pelo Flemish Interuniversity Council (VLIR), Bélgica. Desde 2018, é coordenadora do programa de Mobilidade Acadêmica Intra-África para o  Desenvolvimento Sustentável Africano – (AMAS) na UEM, sob a coordenação  regional da Universidade de Moi, Quénia, envolvendo as Universidades parceiras de:  Mohammed V de Rabat, Marrocos; Addis Ababa, Etiópia; Abomey-Calavi, Benin; e a  Universidade de Bayreuth, Alemanha, como parceiro técnico.