Disciplina concentrada: Tópicos especiais em assuntos interdisciplinares: Educação intercultural: decolonizar o saber e o poder, o ser e o viver

08/08/2017 11:02

Divulgamos e convidamos os/as alunos/as do Programa e a comunidade universitária a se inscrever na disciplina abaixo.

Nome da disciplina: Tópicos especiais em assuntos interdisciplinares: “Educação Intercultural – decolonializar o saber e o poder, o ser e o viver”, 02 créditos, Prof. Reinaldo Fleuri

Datas:  15, 22 e 29 de setembro de 2017, concentrada nessas três sexta-feiras, das 08 às 18:00 horas

Local: Sala 10 – História – CFH/UFSC

Quem pode se inscrever: Alunos do programa, alunos de outros programas de pós-graduação da USFC, possuidores do diploma de mestrado em áreas afins que desejem se matricular como isolados.

Inscrição: SOMENTE por e-mail ppgich@contato.ufsc.br nos dias 30/08 a 06/09 (exceto para os alunos de outros programas que devem se matricular nas suas próprias secretarias.

Pré-requisito: Leitura preliminar de bibliografia recomendada (ver abaixo)

Ementa: Questões epistemológicas e teórico-metodológicas emergentes nos movimentos sociais relativas à educação intercultural e à descolonização do saber, do poder, do ser e do viver.

Objetivo: Acessar e debater estudos realizados por grupos e pesquisadores, em âmbito internacional, a respeito de experiências e pesquisas articuladas com movimentos socioculturais, particularmente de povos ancestrais. Estudar principalmente as perspectivas de compreensão e enfrentamento dos desafios que se colocam no âmbito das relações interculturais e das estratégias sociais para promover a descolonização do saber, do poder, do ser e do viver. Discutir conexões das pesquisas desenvolvidas pelos participantes do seminário com o debate internacional sobre este tema.

Metodologia de ensino:

O desenvolvimento do seminário especial terá três momentos básicos:

1. Introdução do programa de estudos e organização do trabalho do grupo. Formulação simbólica da identidade da turma e articulação de grupos de estudo.
  2. Seminários de estudo teórico, debate e elaboração de textos problematizadores, presencialmente e através dos ambientes virtuais.
  3. Realização de seminários temáticos presenciais, para apresentação e discussão dos estudos realizados em grupos.

Avaliação:

A avaliação será contínua, diagnóstica, participativa. Para cada um dos encontros acima descritos, haverá uma atividade ou estratégia programada especialmente para o grupo avaliar o trabalho realizado, tendo em vista a tomada de decisões sobre a direção do trabalho.

Serão objeto de avaliação criteriosa, para efeito da obtenção dos créditos curriculares, a apresentação dos seminários, assim como os relatórios críticos elaborados sobre as atividades realizadas.

Conteúdo Programático e Cronograma:

Encontros Tema Data Horário
Construção do processo e dos grupos de estudo (oficina) 15/set./2017 08:00-18:00
Educação intercultural: descolonizar o saber e o poder, o ser e o viver (estudo teórico) 22/set./2017 08:00-18:00
Educação intercultural: descolonizar o saber e o poder, o ser e o viver (Seminário) 29/set./2017 08:00-18:00

Bibliografia Recomendada e links de interesse:

O Projeto integrado de Pesquisa “Educação Intercultural: decolonializar o saber e o poder, o ser e o viver” foi desenvolvido pelo Núcleo Mover com apoio do CNPq no período de 2010 a 2014. Publicações vinculadas a este projeto encontram-se principalmente em quatro números especiais de revistas científicas (links abaixo).

RECOMENDA-SE QUE CADA PARTICIPANTE DESTE SEMINÁRIO ESPECIAL ACESSE AS REVISTAS, IDENTIFIQUE E ESTUDE, ANTES DO INICIO DO CURSO, DOIS OU TRÊS ARTIGOS RELACIONADOS COM SEU RESPECTIVO PROJETO DE PESQUISA.

Esta atividade pessoal preliminar é estratégica para a construção do trabalho do grupo durante o seminário.

1. Revista Visão Global (Joaçaba, v. 13. n. 1, jan./jun. 2010. http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/issue/view/48/showToc ),
  2. Revista Espaço Pedagógico (Passo Fundo, v. 17, n. 2, jul./dez. 2010. Disponível em http://www.upf.br/seer/index.php/rep/issue/view/273/showToc ),
  3. Revista Pedagógica (Chapecó, Vol. 1, no. 28, Ano 16, jan./jun.2012. Disponível em http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/issue/view/103/showToc )
  4. Revista Visão Global (Joaçaba, v. 15. n. 1-2, 2012. Disponível em http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/issue/view/123/showToc ).