Roda de conversa com a temática “Conexões Feministas Brasil-PALOPS: a luta por direitos e políticas públicas”

31/05/2023 10:27

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e o PRINT/PPGICH/UFSC tem o prazer de divulgar a roda de conversa com a temática “Conexões Feministas Brasil-PALOPS: a luta por direitos e políticas públicas”. A roda contará com representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Senegal. As inscrições podem ser feitas aqui: http://inscricoes.ufsc.br/brasil-palops

O evento ocorrerá no dia 5 de junho, às 14h, no Auditório do 7º andar do Bloco F do CFH/UFSC, como parte das aula da disciplina”Tópicos Especiais em Assuntos Interdisciplinares – Feminismos Africanos: conectando saberes e ações transnacionais”, coordenada pelas professoras Miriam Grossi e Vera Gasparetto.

As palestrantes serão:

Mirian Fonseca da Costa é natural de São Tomé e Príncipe (África). Graduada em Bacharel em Humanidades pela UNILAB. Licenciada em Ciências Sociais (UNILAB). Pós-graduanda em sociologia e ciência política (UFSC).

Nádia Carina, de Angola,  possui graduação em Letras – Português pela UNILAB, mestrado em Estudos Linguísticos pela UFPR, é doutoranda no programa de Pós- graduação em Linguística da UFSC, pesquisa as influências das línguas autóctones de Angola no português angolano.

Ezra Alberto Chambal Nhampoca é moçambicana e doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (USFC), Brasil (2018). É Mestre em Linguística (2010) e Licenciada em Linguística e Literatura (2005) pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique, onde é docente, afecta à Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Neste momento, é investigadora, no Centro de Estudos em Letras, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal. É co-editora da Revista Njinga e Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas, e Brasileiras. É feminista. É presidente da Associação Sororidade Moçambique. Em 2017 foi homenageada, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, em reconhecimento aos esforços de luta pelos Direitos Humanos, nos quais se inclui a equidade de gênero. Integrou as Comissões Organizadora e Científicas do MM2022 – edição Moçambique.

Iadira Antonio Impanta é guineense (Guiné-Bissau), mãe, feminista, doutoranda em Antropologia Social (UFSC), Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), licenciada em Sociologia (2018) e bacharela em Humanidades (2016) ambas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira. Atuo principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Relações de gênero, mulheres, política e migração.

Carla Fonseca é natural de Cabo Verde, graduada em Direito pela UFSC e mestre em Direito e Relações Internacionais pela UFSC.

Coumba Diatta é natural do Senegal, um país africano de língua Oficial Francesa, situado no extremo Oeste do continente. Fez estudos de Literatura na UCAD. Graduada e mestre em Literatura e Civilização Latino-americana com enfoque na Literatura Brasileira, pela UCAD. Mestre profissional pela Faculdade das Ciências e Técnicas da Educação e do Treinamento (FASTEF), pela UCAD. Atualmente é doutoranda na Linha de pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero pela UFSC.

Roda de Conversa reflete sobre o 14. Congresso Mundos de Mulheres

No mesmo dia, haverá uma roda de conversa sobre “A Experiência do 14º Congresso Mundo de Mulheres – Moçambique”, organizado pelo Projeto Artivismo Moçambique, apoiado pela Secarte.

O evento ocorrerá no dia 5 de junho, às 16h30, no Auditório do 7º andar do Bloco F do CFH/UFSC.Também será transmitido pelo canal do YouTube do IEG.

A roda contará com as integrantes da delegação do IEG ao 14º Congresso Mundos de Mulheres.

Inscrições prévias: http://inscricoes.ufsc.br/experienciamm